21 de set. de 2010

Onde estão os mortos?

Onde estão os mortos?
 
Gên. 3:19: "No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás."Ecl. 9:10: "Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol [na "sepultura", Al, So; no"mundo dos mortos", TEV], o lugar para onde vais."

Qual é a condição dos mortos?
Ecl. 9:5: "Os viventes estão cônscios de que morrerão, os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada."Sal. 146:4: "Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos ["pensamentos", BMD, VB; "todos osseus desígnios", ALA; "planos", BJ, BV]."João 11:11-14: "'Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo paralá para o despertar do sono.' . . . Jesus disse-lhes francamente: 'Lázaro morreu.'" (Também Salmo 13:3.)

Há alguma parte do homem que continua viva depois que o corpo morre?
Eze. 18:4: "A alma ["alma", Al, IBB, So, Tr, VB, "homem", BJ, ed.ingl., "pessoa", BMD, TEV] que pecar — ela é que morrerá."Isa. 53:12: "Esvaziou a sua alma ["alma", Al, BJ, VB; "vida", BMD,TEV; "a si mesmo", PIB, Kx, NAB] até a própria morte." (Compare com Mateus 26:38.)

Podem os mortos ajudar ou prejudicar os vivos?
Ecl. 9:6: "Seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol."Isa. 26:14: "Eles estão mortos; não viverão. Impotentes na morte, não se levantarão."

Que dizer de relatos sobre a vida no além feitos por pessoas que foram reanimadas depois de terem sido dadas como mortas?
Normalmente, depois que a pessoa pára de respirar e cessam os batimentos cardíacos, demora vários minutos até que se inicie a cessação gradual da força da vida nas células do organismo. Se o corpo for submetido ao frio intenso, tal processo pode ser retardado por horas. Por esta razão, é, às vezes, possível reanimar pessoas por meio da ressuscitação cardiopulmonar. Tais pessoas sofreram o que é chamado de "morte clínica", mas as células do seu organismo ainda estavam vivas.

Muitos que foram reanimados após a "morte clínica" não se
lembram de nada. Outros contam que tiveram a sensação de estarem flutuando. Alguns afirmam ter visto coisas belas; outros ficaram horrorizados com a experiência pela qual passaram.

Existe uma explicação médica para quaisquer de tais experiências?
O editor médico de The Arizona Republic, escreveu: "Quando aexcelência física está em seu ponto mais baixo, como sob anestesia, ou como resultado de doença ou ferimento, o controle automático das funções do corpo diminui concordemente. Assim, os neuro-hormôniose as catecolaminas do sistema nervoso são liberados e lançados em quantidades não controladas. O resultado disso, entre outras manifestações, é a alucinação, racionalizada após o retorno à consciência, como tendo morrido e retornado à vida." — Edição de 28de maio de 1977, p. C-1; também a revista médica alemã Fortschritteder Medizin, N.° 41, 1979; Psychology Today, de janeiro de 1981.

Mas não é o testemunho desses que foram reanimados confirmado pelas pessoas cujos entes queridos falecidos lhes apareceram e lhes falaram?
Queira reler os textos já citados a respeito da condição dos mortos. O que nos diz a Palavra da verdade de Deus sobre a condição dos mortos?Quem é que deseja que os humanos acreditem de modo contrário?Depois de Jeová ter avisado os nossos primeiros pais de que a desobediência lhes acarretaria a morte, quem contradisse isso? "A serpente [usada por Satanás; veja Revelação 12:9] disse à mulher:'Positivamente não morrereis.'" (Gên. 3:4) Mais tarde, é óbvio que Adão e Eva morreram. Assim, quem, logicamente, foi que inventou a idéia de que uma parte espiritual do homem sobrevive à morte do corpo? Conforme já vimos, não é isto o que a Palavra de Deus diz. Alei de Deus dada ao antigo Israel condenava a prática de consultar os mortos, classificando-a como 'impura' e "detestável". (Lev. 19:31;Deut. 18:10-12; Isa. 8:19) Se simplesmente os vivos se estivessem comunicando com entes queridos falecidos, será que um Deus de amor condenaria tal prática? Por outro lado, se espíritos demoníacos estivessem fazendo-se passar pelos mortos e desencaminhando a humanidade por lhes transmitir à mente impressões que perpetuariam uma mentira, não seria amoroso da parte de Deus proteger seus servos contra tal impostura? — Efé. 6:11, 12.

Um comentário:

Anônimo disse...

Graça e paz!
Passei por aqui pra conhecer seu blog, achei muito bom, muito edificante e já sou seguidor, se vc quiser visite tbm meu blog, e se gostar seja um seguidor e deixe seu comentário, vamos juntos anunciar Jesus Cristo nessa nação chamada Brasil. http://prvaldomelo.blogspot.com/

Pr. Valdo Melo

Veja também:

Parceiros

Curso de Violão Gospel